segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PESQUISA E INTERAÇÃO

No primeiro semestre de 2009, o Prof. Esp. de Língua Portuguesa Júlio Vasconcelos desenvolveu em suas turmas de 5ª séries uma proposta de trabalho que consistia inicialmente na formação de grupos para melhorar o aprendizado dos conteúdos referentes à disciplina.O professor orientou os grupos: distribuiu as tarefas, que iam desde a preparação de materiais, pesquisa das classes gramaticais, discussão de emprego e possíveis funções em contextos determinados, análise morfológica de pequenos trechos e frases, até sua culminância que deu-se na apresentação do trabalho, momento em que o professor colocava parte de um trecho ou de uma frase para cada grupo alternadamente, para que este a completasse conforme as indicações solicitadas - atendendo às exigências colocadas entre parênteses. O interessante nesta atividade foi o envolvimento de toda a turma, conseguindo trabalhar vários conteúdos, dentre os quais podemos citar: Classes gramaticais, Número e Grau do Substantivo, Concordância nominal , além de trabalhar a coerência e a coesão, e por fim ainda incentivava o raciocínio matemático, uma vez que a cada acerto ou erro eles acompanhavam e faziam os devidos cálculos mentalmente ou fazendo as contas. A atividade foi bem dinâmica e envolveu todos os alunos da turma.



DINAMISMO NAS AULAS DE GEOGRAFIA

No primeiro e segundo bimestre deste ano, o professor Luiz Martendal de Geografia planejou aulas diferenciadas para seus alunos. Ele procurou desenvolvê-las de forma dinâmica e atrativa.

De acordo com os conteúdos trabalhados ele tem lançado propostas de trabalho diversificadas, tais como: dinâmicas de grupo, debates, aula-passeio e a construção de telas ilustrativas que consistem em pinturas concernentes aos conteúdos em estudo. Estas atividades têm contribuído significativamente para despertar nos alunos o gosto pela leitura, pela pesquisa, além de revisar e ampliar seus conhecimentos.


DESTAQUE MAIS UMA VEZ NOS JEP'S


A Escola Municipal de Ensino Fundamental “Ana Pontes Francez” participou mais uma vez dos Jogos Estudantis Paraenses JEP´s evento promovido pelo Governo do Estado do Pará do qual as escolas são convidadas a participarem. Neste ano, o evento ocorreu na cidade de Marabá. A escola participou na modalidade de Handebol feminino categoria B. Os professores Olavo Rocha e Carlos Maurício treinadores da equipe realizaram um brilhante trabalho: foram muitos dias de treinos intensivos que valeram a pena, pois a equipe que já era bi-campeã paraense da região sul e sudeste conseguiu o vice-campeonato.

E.M.E.F Ana Pontes Francez