segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PESQUISA E INTERAÇÃO

No primeiro semestre de 2009, o Prof. Esp. de Língua Portuguesa Júlio Vasconcelos desenvolveu em suas turmas de 5ª séries uma proposta de trabalho que consistia inicialmente na formação de grupos para melhorar o aprendizado dos conteúdos referentes à disciplina.O professor orientou os grupos: distribuiu as tarefas, que iam desde a preparação de materiais, pesquisa das classes gramaticais, discussão de emprego e possíveis funções em contextos determinados, análise morfológica de pequenos trechos e frases, até sua culminância que deu-se na apresentação do trabalho, momento em que o professor colocava parte de um trecho ou de uma frase para cada grupo alternadamente, para que este a completasse conforme as indicações solicitadas - atendendo às exigências colocadas entre parênteses. O interessante nesta atividade foi o envolvimento de toda a turma, conseguindo trabalhar vários conteúdos, dentre os quais podemos citar: Classes gramaticais, Número e Grau do Substantivo, Concordância nominal , além de trabalhar a coerência e a coesão, e por fim ainda incentivava o raciocínio matemático, uma vez que a cada acerto ou erro eles acompanhavam e faziam os devidos cálculos mentalmente ou fazendo as contas. A atividade foi bem dinâmica e envolveu todos os alunos da turma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário