sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Produção dos alunos na aula de Ensino Religioso


No 3º bimestre, a professora Maria Edmar da disciplina de Ensino Religioso realizou com seus alunos de 5ª série um trabalho de pesquisa e apresentação com o tema "Dia Nacional do Idoso".

terça-feira, 15 de setembro de 2009

SELETIVA SOLETRANDO 2010


Com o objetivo de despertar o interesse pela Língua Portuguesa e aumentar o vocabulário de nossos alunos a equipe da escola promoveu a Seletiva Interna do Soletrando no auditório da escola Maestro João Leite no dia 28 de agosto de 2009.
O evento contou com o envolvimento direto e indireto dos professores de Língua Portuguesa da escola que contribuíram com a elaboração de palavras que foram selecionadas por níveis de dificuldades pelo coordenador geral do evento o professor Júlio Vasconcelos que também foi o apresentador.
A aluna Erieli Veiga Furtado da 7ª série A foi selecionada e participará da seletiva estadual representando a escola, caso esta seja classificada nesta disputa ela irá participar do Soletrando 2010 no Programa Caldeirão do Huck da Rede Globo. Na ocasião a aluna irá acompanhada de sua professora Liduína Meireles.

Desfile Cívico


No desfile deste ano, A escola Ana Pontes Frances apresenta o tema: Dignidade Humana: Condição para a Paz.

A dignidade é uma característica comum de todos os seres. A dignidade humana pode ser colocada como forma ética na qual o ser humano vê a si próprio em sua vida cotidiana. Ou de uma forma simples, a dignidade pode ser vista como uma autoconsciência do próprio VALOR, do auto-respeito que todo ser humano deve ser.
A história nos mostra que nem sempre a dignidade humana é respeitada. O ser humano sempre se deparou com uma serie de injustiças. Se lembrarmos um pouquinho do passado perceberá que a luta pela construção de uma sociedade na qual todos os seres humanos pudessem ter tua dignidade preservada desde a antiguidade.
Entretanto, para que essa luta viesse a obter visibilidade foi necessário um conflito mundial para uma tomada de consciência que levou a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Desta forma, a noção de dignidade humana é a base dos textos fundamentais sobre Direito Humano, de 1948: “Os direitos humanos são a expressão direta da dignidade da pessoa humana, sendo dever dos Estados assegurarem o respeito que decorre do próprio reconhecimento dessa dignidade”.
A vida humana só será digna se todos tiveram os seus direitos fundamentais assegurados, como: Direito a Vida, Direito a Liberdade, Direito a Igualdade, Direito a Segurança Pessoal, Direito ao trabalho, Direito a propriedade privada, Direito à proibição de tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes, Direito a Justiça, entre outros.
Agora, analisemos o nosso dia-a-dia e vejamos o quanto ainda precisamos trabalhar pra vivermos em uma sociedade na qual todos tenham a sua dignidade assegurada. Somos assombrados pelo analfabetismo, pela prostituição infantil, pela fome, pela má distribuição de renda, pela mortalidade infantil, pela exploração do trabalho escravo, pela violência, pela má administração e desvio do dinheiro público, dentre tantos fantasmas que poderiam ser aqui listados.
O que fazer? O Estado deve assumir o seu papel na luta para aniquilar as injustiças e proporcionar um ambiente favorável para o desenvolvimento da dignidade humana. Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário devem assegurar que todos possam usufruir dos Direitos Humanos. Contudo, devemos levantar nossas cabeças e lutar por um mundo no qual a Dignidade Humana possa realmente ser alcançada. Quem sabe assim possamos tornar realidade a utópica idéia de um mundo permeado pela PAZ!
Autor: Agnaldo Mezzomo